Edital 04/2022

Edital elaborado visando guiar os acadêmicos, pesquisadores, professores e profissionais da área que desejam publicar seus estudos na forma de capítulo no livro Bebidas fermentadas e destiladas: pesquisas e aplicabilidades. 

 

Prazo de Submissão: 30 julho de 2024

Data da publicação do livro na íntegra: 30 de setembro de 2024

1. INTRODUÇÃO E PROPOSTA

     As bebidas destiladas são produzidas através de um processo de destilação e geralmente possuem alto teor alcoólico. Já as bebidas fermentadas são produzidas pelo processo de conversão do açúcar em produtos como álcool, ácido carbônico, etc. São processos com uma grande diversidade de reações químicas e em muitos deles através da presença de microrganismos.

     Pensando nisso levando em consideração a busca por investigação dos processos encontrados nesse campo e a infinidade de desdobramentos que podem ser elucidados busca-se o desenvolvimento de pesquisas a fim de ampliar o conhecimento não apenas dos autores, mas também dos leitores desses estudos.

     Dessa forma, a editora IME lança o edital 03/2022 com o objetivo de abrir as submissões de propostas para publicação de capítulos no livro Bebidas fermentadas e destiladas: pesquisas e aplicabilidades.

2. ORIENTAÇÕES GERAIS

     Serão aceitas Propostas de trabalhos pautados nas categorias:

• Estudos experimentais

• Revisão de literatura (Integrativa ou Sistemática)

     Inicialmente o autor deverá submeter o capítulo de livro para a respectiva editora, seguindo as normas desse edital. O trabalho deve ser enviado pelo site da editora, (clique aqui) assim como indica o tutorial. Após o prazo de submissão ou quando atingirmos o número esperado de capítulos aprovados o sistema de submissão será interrompido automaticamente.

3. DA SUBMISSÃO

3.1. Do capítulo de livro

     Os manuscritos submetidos devem estar de acordo com a estrutura e formatação propostas: Da estrutura e Formatação do Capítulo de Livro

     Os autores devem enviar em anexo juntamente com o capítulo de livro, a folha de rosto. Clique aqui para acessar a folha de rosto.

     O capítulo será avaliado por pelo menos dois pareceristas vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais, de comprovada produção científica e experiência na área.

     Os capítulos serão avaliados pelos membros da comissão de acordo com os seguintes critérios:

• Originalidade.

• Contextualização

• Objetivos claros

• Qualidade metodológica

• Relevância dos resultados

• Adequação da conclusão

Serão aceitos no máximo 06 autores por capítulo. O capítulo final deve possuir de 6 a 16 páginas.

4. DA PUBLICAÇÃO

     Levando em consideração que temos um conjunto de profissionais na produção do livro (revisores, bibliotecários, editores, designer gráfico, equipe do jurídico e financeiro, dentro outros custos), para manutenção dos custos é necessário a contribuição única de R$ 180,00/capítulo. Esse valor pode ser pago por boleto ou cartão de crédito.

     Os capítulos serão publicados em fluxo continuo. Ou seja, logo após a aprovação o capítulo é publicado em até 10 dias úteis, dessa forma você já poderá utilizá-lo em seu currículo. Cada capítulo será publicado e registrado com código DOI, sendo indexado por plataformas como Crossref, eduCAPES e Google Scholar. A publicação completa do livro está prevista para o dia 20 de setembro de 2024, mas para que isso ocorra, é necessário que a obra tenha no mínimo 20 capítulos concluídos. Em outras palavras, caso o livro não alcance essa quantidade mínima de capítulos, a publicação poderá ser adiada até que o objetivo seja alcançado. Dúvidas adicionais podem ser direcionadas para o e-mail: livros@editoraintegrar.com.br