UM OLHAR AO MEIO AMBIENTE A PARTIR DAS PLANTAS MEDICINAIS
PROCESSO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/3724Palavras-chave:
Sustentabilidade, Preservação, Conservação, Conscientização, Plantas MedicinaisResumo
Introdução: A Educação Ambiental nas escolas é um instrumento importante para alcançar a sustentabilidade através do processo de aprendizado contínuo. E cabe ao professor utilizar metodologias diferenciadas que ajudem o aluno a compreender e refletir sobre a preservação e conservação do meio ambiente, instigados a partir dos conhecimentos sobre plantas medicinais. O projeto que foi desenvolvido com os alunos 3º da Série A e B do ensino médio com o intuito de trabalhar conceitos sobre educação ambiental e saúde a partir de situações teóricas e práticas vivenciadas pelos educandos na escola EEEFM Celso Mariz localizado em uma comunidade cigana na cidade de Sousa - PB e propôs que o conhecimento sobre as plantas medicinais fosse integrado à educação ambiental trabalhado na escola, objetivando instigar e conscientizar os alunos a cerca das plantas medicinais e sua valorização como bem comum. Objetivo: o objetivo de ampliar a aprendizagem, levando-se em consideração o conhecimento que os educandos já possuíam e contribuiriam para uma formação em que a educação ambiental se encontre integrados a outras áreas do conhecimento, possibilitando assim, novas aprendizagens a partir de situações práticas vivenciadas pelos mesmos. Material e Método: foi desenvolvido com atividades teóricas e práticas que contribuiram não só para a fixação dos assuntos estudados em sala, como também, para que o indivíduo aprenda a viver em sociedade desenvolvendo atitudes responsáveis com relação às questões ambientais. Resultados: o projeto estimulou os indivíduos a voltar-se para o que aprenderam com os antepassados e ajudarem a preservar, perpetuar e revitalizar o espaço em que ocupam neste planeta. Fazendo o uso de plantas medicinais como agentes conscientizadores de percepções ambientais; desenvolvendo experiências educativas nas relações interpessoais, junto a professores, alunos e comunidade ampliando a consciência socioambiental. Conclusão: O projeto propôs a educação e conscientização ambiental através do uso de elementos oferecidos pela natureza como é o caso das plantas medicinais, incentivando a construção do conhecimento de forma prazerosa a partir de situações práticas vivenciadas pelos alunos, estimulando assim, a curiosidade, a criatividade, o interesse, o prazer, a reflexão e a criticidade, baseado em saberes históricos e, perpetuados de geração em geração através dos tempos e da história. Destacando a importância da educação ambiental como processo educativo.