INFECÇÕES ASSOCIADAS À ASSISTÊNCIA EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA:
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4253Palavras-chave:
Antimicrobianos; Cuidados de Saúde; Infecção hospitalar; Morbidade; Mortalidade.Resumo
Introdução: A infecção hospitalar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um problema significativo que afeta a segurança e a saúde dos pacientes internados nessas unidades. O objetivo do trabalho é analisar a ocorrência e as características das infecções hospitalares na UTI. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com caráter de estudo descritivo e abordagem qualitativa, em que foi realizada buscas no sistema da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS), na qual foram selecionadas as seguintes bases de dados: Literatura Internacional em Ciências de Saúde (MEDLINE) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS). Foram incluídos os vigentes Descritores em ciência de Saúde (DeCs): Antimicrobianos, Cuidados de saúde, Infecção hospitalar, Morbidade e Mortalidade. Desta forma, foram encontrados 2.855 resultados, sem adicionamento dos filtros. Todavia, posteriormente a aplicação dos parâmetros inclusivos reduziu-se para 559 estudos, e destes, foram lidos os seus títulos resultantes das bases de dados e excluídos os que não condiziam com a temática, restando apenas 05 artigos para a amostra na síntese qualitativa final. Resultado e discussão: No Brasil, estudos revelam altas taxas de contaminação, como pneumonia associada à ventilação mecânica, infecções sanguíneas relacionadas a cateteres e infecções urinárias relacionadas a cateteres. Além disso, a infecção hospitalar na UTI, especialmente causada por microrganismos multirresistentes, representa um desafio significativo. Conclusão: As infecções hospitalares são uma preocupação séria em UTIs e estão associadas a uma série de consequências adversas.
Palavras-chave: Antimicrobianos; Cuidados de Saúde; Infecção hospitalar; Morbidade; Mortalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.