AVALIAÇÃO DO EFEITO CARCINOGÊNICO E ANTICARCINOGÊNICO DO DORFLEX® EM BIOENSAIO COM Drosophila melanogaster
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4460Palavras-chave:
Carcinogênese, Dorflex®, Drosophila melanogasterResumo
Introdução: o câncer se caracteriza como um relevante problema de saúde pública no mundo, ao mesmo tempo, o Dorflex®, representa um dos medicamentos mais comercializados do Brasil. Dada a relevância de ambos, é válida a realização de estudos visando explorar se o Dorflex® apresenta potencial carcinogênico ou não. Objetivo: verificar se há relação entre o uso do Dorflex® e a indução/prevenção do câncer em Drosophila melanogaster, por meio do Epithelial Tumor Test (ETT). Metodologia: duas linhagens mutantes de D. melanogaster, foram utilizadas para o ETT, wts e mhw. As larvas descendentes do cruzamento dessas linhagens foram tratadas com três concentrações de Dorflex® (250, 500 e 1000 mM) isoladamente e associadas à doxorrubicina (0,4mM). A DXR foi usada como controle positivo e a água ultrapura, como controle negativo. A análise das moscas foi realizada pela identificação das frequências tumorais por região corporal, em cada concentração testada. Resultados: não houve diferença estatisticamente significativa entre as frequências de tumores em todas as concentrações testadas de Dorflex® e o controle negativo, o que indica ausência de carcinogenicidade do fármaco em D. melanogaster. Em contrapartida, houve redução significativa nas frequências tumorais dos indivíduos tratados com concentrações de Dorflex® associadas à DXR, em comparação ao controle positivo, sugerindo efeito modulador do Dorflex® sobre a ação carcinogênica da DXR. Conclusão: o Dorflex® apresentou potencial anticarcinogênico, diminuindo os danos potenciais da DXR em D. melanogaster. Porém, ainda são necessários novos estudos, envolvendo outros testes e metodologias para compreender melhor os mecanismos envolvidos nesta ação.Palavras-chave: Carcinogênese. Dorflex®. Drosophila melanogaster.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.