Estudo comparativo dos índices de mortalidade e da incidência de casos de câncer de pâncreas e câncer de próstata na população masculina no Brasil, entre os anos de 2012 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4606Palavras-chave:
Neoplasias Pancreáticas, Tumores do Pâncreas, Neoplasias da Próstata, Tumores Prostáticos, População BrasileiraResumo
Introdução: o câncer é um grande desafio de saúde pública no Brasil, com destaque para o câncer de próstata, o mais comum entre os homens, e o câncer de pâncreas, que embora menos frequente, tem uma alta taxa de mortalidade. Objetivo: Este estudo comparou a mortalidade por esses dois tipos de câncer entre 2012 e 2022 no Brasil. Método: estudo ecológico, retrospectivo e descritivo, cujos os dados foram obtidos a partir da plataforma Cancer Today da International Agency for Research on Cancer (IARC) em conjunto com informações obtidas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o DATASUS do Ministério da Saúde. Resultados: os dados mostram que os índices de mortalidade do câncer de pâncreas comparados à incidência de câncer de próstata são quase iguais, indicando maior letalidade. Entre esse período foram registrados mais 59 mil casos de câncer de pâncreas e mais 330 mil de câncer de próstata. O número de mortes por câncer de pâncreas foi de 14.346 e por câncer de próstata, 30.827. Conclusão: Os resultados ressaltam que, embora o câncer de próstata seja mais comum, o câncer de pâncreas apresenta um prognóstico mais grave.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.