A INFLUÊNCIA DO USO DE PRODUTOS COSMÉTICOS NA ADULTIZAÇÃO INFANTIL: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4705Palavras-chave:
Negligência com a Criança, Crianças, Cosméticos, Saúde, AditivosResumo
Introdução: A infância tem sido deixada de lado por conta da exposição excessiva à estímulos que são referentes ao mundo adultos, de modo que as crianças buscam referências de modas e costumes, bem como do uso de cosméticos e produtos de skincare que são destinados ao público adulto. Sendo assim, este trabalho buscou compreender os problemas causados pela adultização infantil, sob a influência do uso e exposição a cosméticos. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, com buscas em seis bases de dados da área da saúde: SciELO, PubMed, LILACS, Scopus, Oasisbr e ResearchGate. A seleção abrangeu artigos publicados entre 2010 e 2025, nos idiomas português e inglês, oriundos de países que utilizam essas línguas. Utilizou-se a estratégia PICO (População, Intervenção, Comparação e Resultado) para responder à pergunta de pesquisa com base em evidências científicas. Resultados: Foram selecionados 11 artigos, sendo que 91% foram realizados no Brasil. A maioria dos artigos foi encontrada na plataforma ResearchGate (45%) e no PUBMED (36%). Os anos com maior número de publicações foram 2018, 2020 e 2022. Os estudos demonstraram a relação entre o uso precoce de cosméticos e o aumento da adultização infantil, destacando o papel das mídias sociais como forte fator influenciador. Conclusão: Os artigos analisados alertam para os riscos que o público infantil pode enfrentar sem supervisão adequada, especialmente diante da influência digital. Ressalta-se a importância de considerar as mídias sociais em futuras intervenções que busquem reduzir a adultização infantil causada pelo uso de cosméticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.