FUNDAMENTOS DO ENSINO DE BIOLOGIA DISCUTINDO NOVAS FORMAS DE ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4476Palavras-chave:
Ensino de biologia, Metodologias teórico-práticas, Aprendizagem ativaResumo
A biologia, como ciência vasta e multidisciplinar, exige que os educadores explorem estratégias inovadoras para engajar os alunos e promover uma aprendizagem significativa. Com o avanço das inovações tecnológicas e recursos interativos, integrar teoria e prática no ensino de biologia se torna essencial. Esse estudo tem como objetivo principal analisar e discutir novas metodologias de ensino teórico-prático em biologia, fundamentando-se na literatura científica para identificar abordagens que potencializem a aprendizagem e aplicação dos conceitos biológicos. Foi escolhida uma revisão bibliográfica visando compilar e analisar criticamente a literatura sobre os fundamentos do ensino de biologia e as novas formas de ensino teórico-prático. A busca foi conduzida em bases de dados como SciELO e Google Acadêmico, utilizando as seguintes palavras-chave "ensino de biologia", "metodologias teórico-práticas", "aprendizagem ativa". Para garantir a qualidade e relevância das fontes, foram adotados critérios rigorosos de inclusão e exclusão. Incluíram-se artigos publicados entre 2009 e 2023. As novas tecnologias tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Metodologias ativas, como o modelo "7E", e interfaces digitais aumentam o interesse dos alunos e aprimoram suas habilidades científicas. Aulas práticas, incluindo atividades em laboratório e em campo, são essenciais para reforçar o conhecimento teórico e superar as limitações do ensino tradicional. É essencial que os professores recebam treinamento contínuo e específico nessas áreas, permitindo-lhes desenvolver as competências necessárias para aplicar essas metodologias com sucesso. Este estudo, ao fundamentar-se na literatura publicada, oferece atualizações valiosas sobre o tema, servindo como um recurso importante para auxiliar professores na implementação de novas práticas no ensino de biologia.