FUNDAMENTOS DO ENSINO DE BIOLOGIA DISCUTINDO NOVAS FORMAS DE ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO

Autores

  • Francisca Danily Da Silva Oliveira
  • Leonardo da Silva Novaes
  • Ricardo Pereira Batista
  • Cláudia Pacheco Prates
  • Andréa Gracio Coimbra
  • Helder Torres de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4476

Palavras-chave:

Ensino de biologia, Metodologias teórico-práticas, Aprendizagem ativa

Resumo

A biologia, como ciência vasta e multidisciplinar, exige que os educadores explorem estratégias inovadoras para engajar os alunos e promover uma aprendizagem significativa. Com o avanço das inovações tecnológicas e recursos interativos, integrar teoria e prática no ensino de biologia se torna essencial. Esse estudo tem como objetivo principal analisar e discutir novas metodologias de ensino teórico-prático em biologia, fundamentando-se na literatura científica para identificar abordagens que potencializem a aprendizagem e aplicação dos conceitos biológicos. Foi escolhida uma revisão bibliográfica visando compilar e analisar criticamente a literatura sobre os fundamentos do ensino de biologia e as novas formas de ensino teórico-prático. A busca foi conduzida em bases de dados como SciELO e Google Acadêmico, utilizando as seguintes palavras-chave "ensino de biologia", "metodologias teórico-práticas", "aprendizagem ativa". Para garantir a qualidade e relevância das fontes, foram adotados critérios rigorosos de inclusão e exclusão. Incluíram-se artigos publicados entre 2009 e 2023. As novas tecnologias tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Metodologias ativas, como o modelo "7E", e interfaces digitais aumentam o interesse dos alunos e aprimoram suas habilidades científicas. Aulas práticas, incluindo atividades em laboratório e em campo, são essenciais para reforçar o conhecimento teórico e superar as limitações do ensino tradicional. É essencial que os professores recebam treinamento contínuo e específico nessas áreas, permitindo-lhes desenvolver as competências necessárias para aplicar essas metodologias com sucesso. Este estudo, ao fundamentar-se na literatura publicada, oferece atualizações valiosas sobre o tema, servindo como um recurso importante para auxiliar professores na implementação de novas práticas no ensino de biologia.

 

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Oliveira, F. D. D. S. ., Novaes , L. da S. ., Batista, R. P. ., Prates, C. P. ., Coimbra, A. G. ., & Oliveira, H. T. de . (2024). FUNDAMENTOS DO ENSINO DE BIOLOGIA DISCUTINDO NOVAS FORMAS DE ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO . Livros Da Editora Integrar, 69–77. https://doi.org/10.55811/integrar/livros/4476

Edição

Seção

Biologia em pauta: tópicos atuais em pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.