ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BIOTECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carlos Eduardo Assis Da Silva Centro Universitário Salesiano – UniSales
  • Melissa de Freitas Cordeiro Silva Centro Universitário Salesiano – UniSales

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3640

Palavras-chave:

Biotecnologia, Livros didáticos, Novo ensino médio

Resumo

Introdução: A biotecnologia está presente em vários setores da sociedade, desde a manipulação vegetal para a produção de alimentos até pesquisas que buscam desenvolver tratamentos eficazes contra doenças humanas. Logo, sua presença na educação básica e nos livros didáticos é de grande relevância, porém a reforma do Ensino Médio juntamente com a BNCC causou impactos diretos no Programa Nacional do Livro Didático, onde as obras didáticas tiveram seus conteúdos comprimidos. Objetivo: Analisar a abordagem metodológica utilizada nos livros didáticos de ciências da natureza do novo ensino médio, para o ensino de biotecnologia. Metodologia: A presente pesquisa é de cunho qualitativa documental, que analisou cinco livros didáticos de ciências da natureza, aprovados pelo PNLD 2021, mais adotados no estado Espírito Santo pelas escolas das redes estaduais de ensino. Os critérios estabelecidos para a análise foram a contextualização, interdisciplinaridade, linguagem, aplicação social da biotecnologia, recursos visuais, exercícios críticos e assuntos abordados. Resultados: No critério interdisciplinaridade apenas o LD2 fez uso desse recurso, entretanto, no critério de linguagem foi o único que não apresentou este recurso de acordo com o grau de maturidade dos alunos, o LD3 foi o único que não apresentou nenhum exercício crítico e todos os cincos livros didáticos analisados discutiram as aplicações sociais das técnicas biotecnológicas. Conclusão: Conclui-se que nem todos os livros adotados pelas redes de ensino do Espírito Santo cumprem requisitos indicados pelos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, tornando a análise de livros didáticos de grande relevância para aferir a qualidade prestada por estes materiais.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

Da Silva, C. E. A. ., & Silva, M. de F. C. . (2023). ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BIOTECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1–13. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3640

Edição

Seção

Artigos Originais