CARTAG

BARALHO DIDÁTICO COM SISTEMA DE REGRAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO DO CÓDIGO GENÉTICO

Autores

  • Fábio Aparecido da Silva Instituto Passo 1
  • Ana Kelly Kapp Poli Schneider Instituto Passo 1
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista- Câmpus Bauru
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - Câmpus Bauru
  • Sandra Heloísa Nunes Messias Universidade Paulista, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3856

Palavras-chave:

Doenças genéticas, Genoma humano, Jogos educacionais

Resumo

Introdução: O código genético se refere à correspondência entre uma sequência de três das quatro bases nitrogenadas do RNA mensageiro e um dos 20 aminoácidos. Uma das dificuldades no ensino do processo de tradução é a intangibilidade dos conceitos e a falta de material didático para o ensino ativo. Objetivos: A atual pesquisa teve como objetivo principal a produção de um baralho de códons e de aminoácidos, que possa ser utilizado em sala de aula com diferentes regras e no intuito de alcançar diferentes objetivos pedagógicos. Material e métodos: Foi desenvolvido um kit denominado CARTAG no programa computacional Microsoft PowerPoint®, o qual inclui uma ficha de consulta que apresenta o código genético, um baralho de carta de códons e um baralho de cartas de aminoácidos. Resultados: A partir material produzido foram propostos os jogos “Construindo o código genético” e “Separando os aminoácidos” como exemplos de formas de utilização do kit no ensino do código genético. Conclusões: O material desenvolvido neste estudo pode ser utilizado inicialmente seguindo as regras e objetivos dos jogos propostos pelos autores, porém novas formas de utilizar o kit CARTAG podem ser criadas pelo professor e por alunos, o que torna o material ajustável para a realidade vivenciada pelo professor em sala de aula.

 

Downloads

Publicado

18.08.2023

Como Citar

Silva, F. A. da ., Schneider, A. K. K. P. ., Hassunuma, R. M. ., Garcia, P. C. ., & Messias, S. H. N. . (2023). CARTAG : BARALHO DIDÁTICO COM SISTEMA DE REGRAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO DO CÓDIGO GENÉTICO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 4(3), 1–12. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3856

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>