SINAL DO ALVO EXCÊNTRICO
REVISÃO INTEGRATIVA DA ÚLTIMA DÉCADA DE SUA IMPORTÂNCIA NO DIAGNÓSTICO DA TOXOPLASMOSE CEREBRAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4547Palavras-chave:
Toxoplasmose Cerebral, Imagem por Ressonância Magnética, Diagnóstico por ImagemResumo
Introdução: O sinal do alvo excêntrico (SAE) corresponde a uma imagem geralmente observada por meio de ressonância magnética com o uso de contraste, a qual é considerada patognomônica para a toxoplasmose cerebral. Devido a este fato, a sua visualização desempenha um papel crucial no diagnóstico precoce e para um tratamento eficaz da doença. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa do SAE em casos de diagnóstico da toxoplasmose cerebral por meio da análise de publicações cientificas da última década, com a finalidade de verificar os conhecimentos atualizados sobre o assunto. Material e métodos: Foi realizada uma busca avançada de artigos científicos na base de dados mundial Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), utilizando para busca o termo “eccentric target sign” (sinal do alvo excêntrico), no intuito de obter os artigos científicos que compuseram a atual revisão integrativa. Resultados: Foram selecionados e analisados 11 artigos científicos referentes ao SAE que compuseram o presente estudo. A revisão integrativa realizada mostrou que a maioria dos artigos publicados na última década foi de estudos de casos clínicos de pacientes em torno de 49,6 anos, sem preferência de gênero, que apresentaram febre, cefaleia, alterações neurológicas e coinfecção por HIV. Os pacientes foram diagnosticados para toxoplasmose cerebral principalmente por meio de testes sorológicos e biópsia de tecido cerebral. Todos os estudos utilizaram a ressonância magnética com o uso de contraste como principal método para visualização do SAE. Conclusões: Os resultados obtidos na presente pesquisa reforçam dados descritos na literatura em estudos anteriores. O estudo do SAE na área de Imagenologia permanece importante devido ao fato de seu diagnóstico precoce aumentar a taxa de sobrevida do paciente, principalmente em imunocomprometidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.