REVISÃO INTEGRATIVA DA ÚLTIMA DÉCADA SOBRE O SINAL DE WESTERMARK
SUA IMPORTÂNCIA NO DIAGNÓSTICO DA EMBOLIA PULMONAR
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4561Palavras-chave:
Radiografia torácica, Diagnóstico por imagem, PneumopatiasResumo
Introdução: A embolia pulmonar (EP) corresponde a uma alteração hematológica frequente na prática médica. A presença de manifestações clínicas inespecíficas torna seu diagnóstico relativamente difícil. O sinal de Westermark é um achado radiográfico fortemente sugestivo para a EP. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre o sinal de Westermark na EP para um levantamento de informações observadas na última década. Material e métodos: Foi realizada a busca de artigos científicos no Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), sendo utilizadas os termos Westermark sign e Westermark’s sign. Resultados: Foram selecionados 12 artigos científicos para compor a atual revisão integrativa, sendo observado que o sinal de Westermark foi encontrado em casos de EP em mulheres em idade mais avançada, que apresentaram como principais manifestações: dispneia, taquipneia e taquicardia. O sinal foi observado em radiografias torácicas, sendo o diagnóstico reforçado pelo nível de dímero D e determinado pela angiotomografia computadorizada. Conclusões: Embora o sinal de Westermark apresente alta especificidade para a EP, é importante o conhecimento também de outros sinais radiográficos que possam ocorrer concomitantemente, como o sinal de Fleischner, o sinal de junta, o sinal da corcova de Hampton e o sinal de Palla, que podem reforçar a hipótese de diagnóstico em situações emergenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.